Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ontem houve um tornado de pequenas dimensões em Ferreira do Zêzere.
Ficou tudo muito chocado.
Ultimamente, quando chove, chove como se nunca mais fosse chover. A grande quantidade de água que se acumula em pouco tempo provoca estragos assinaláveis.
Fica tudo muito chocado.
Digo eu que é altura de recuperar do choque e perceber uma questão: o clima não vai mudar, já mudou. Estamos presentemente já a sentir os efeitos dessa alteração: várias zonas do globo estão a passar por secas extremas que podem levar a fenómenos de desertificação ou cheias provocadas por chuvas intensas e repentinas, que aumentam os caudais dos rios e demais cursos de água, com resultados catastróficos.
Está feito, não há volta a dar. É altura de começar a preparar as habitações e as infra-estruturas para que possam resistir melhor a estes fenómenos. É necessário reforçar telhados, melhorar os sistemas de escoamento, limitar a existência de árvores perto das habitações, olhar para o ambiente que nos rodeia e entender o que nos pode vir a cair em cima. Seja devido a tempestades do tipo tropical, tornados grandes ou pequenos, talvez até, se a temperatura média continuar a aumentar, furacões. A realidade é outra e é altura de abrirmos os olhos a ela.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.