Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O Ministério da Saúde assumiu finalmente, por escrito, que os homossexuais estão excluídos da dádiva de sangue.
Alega que se trata de eliminar dadores com comportamentos de risco e não dada a sua orientação sexual.
O documento do gabinete da ministra de Ana Jorge foi enviado à Presidência do Conselho de Ministros no passado dia 10, em resposta a uma pergunta do deputado do Bloco de Esquerda João Semedo. Na origem da questão estavam "práticas discriminatórias por parte dos serviços de sangue do Hospital de Santo António". E mereceu já o vivo repúdio do SOS Racismo.
A resposta do MS é clara: "A necessidade de garantir que os potenciais dadores não têm comportamentos de risco que, em termos objectivos e cientificamente comprovados, podem constituir uma ameaça à saúde e à vida dos potenciais beneficiários, leva à exclusão dos potenciais dadores masculinos que declarem ter tido relações homossexuais". Mas, garante, não se trata de discriminar "em função da orientação sexual", como fica comprovado "pela circunstância de os homossexuais de sexo feminino poderem ser aceites" como dadores. Em causa está, insiste o gabinete, "um controlo sobre os comportamentos de risco dos dadores".
in JN
Ok, então o Ministério da Saúde não exclui os homossexuais devido à sua orientação sexual. Exclui-os porque considera que estão todos pejados de doenças e que são todos sluts1.
É mais uma pérola deste nosso Portugal multicultural. Se um organismo como o Ministério da Saúde revela uma tal ignorância, imagine-se o comum do cidadão.
Sinceramente, não entendo. Todas as dádivas de sangue são testadas. Pouco tempo depois da dádiva, chega uma cartinha a casa do dador a informar sobre a ausência de doenças no sangue recolhido. Para excluírem um grupo tão grande como os homossexuais masculinos, estão mesmo a considerar que aproveitariam poucas dádivas provenientes deste grupo específico. Tss tss tss...
Coisas destas deixam-me um bocadinho deprimida...
1 (Recent times have seen alternate slang usages of the word slut. It is often used against gay males and bisexuals, comparing them without merit as people who are promiscuous in that they have, or are reputed to have, many sexual partners, or whose sexuality is voracious, indiscriminate, and shameful.) in Wiki
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.