Quinta-feira, 4 de Dezembro de 2008

...dos costumes!

Mário Nogueira, o secretário-geral da FENPROF, esteve esta manhã nos estúdios da RTP a discutir o actual impasse entre professores e governo.

Para grande espanto do jornalista de serviço, o homem que dá a cara pelos professores, disse que o objectivo não é a suspensão da avaliação.

Grande espanto porquê? Porque nas últimas semanas não se ouviu outra coisa senão que não havia entendimento se a avaliação não fosse suspensa. Exactamente assim!

Então Mário Nogueira explicou-se: afinal, os professores não querem a suspensão da avaliação, querem a suspensão deste modelo de avaliação. Agora, se bem entendo, se este modelo de avaliação for suspenso, já não vamos a tempo de implementar outro neste ano escolar, não é? Quer dizer, temos as férias de Natal à porta, meus amigos!

Então no que é que a suspensão deste modelo de avaliação resulta? Na suspensão da avaliação? Oh! Mas deve haver aqui mais qualquer coisa! Tem de haver!

Por outro lado, o governo diz que está disponível para negociar mas que não suspende este modelo de avaliação. Diz que o remodela, que lhe faz alterações, mas que não o suspende! Porquê? Porque quer que haja avaliação dos professores já este ano e a suspensão deste modelo não o permitiria. Mas esperem!!! Não é isso que os professores querem também? O governo quer avaliação e, segundo Mário Nogueira, os professores querem avaliação! Então não querem ver que as duas partes querem o mesmo?! Olha que desta não estava à espera!

Mas daí, se calhar o nível de entendimento entre as duas partes ainda é mais profundo do que isto! Se o governo está disposto a remodelar este modelo de avaliação, poderemos sempre argumentar que, com as alterações, este modelo passa a ser outro!

Senão vejam: se eu tiver uma receita de bolonhesa de carne e a fizer sempre da mesma maneira e houver um dia em que lhe adiciono um bocadinho de linguiça para dar um gosto mais picante, a receita original, bolonhesa de carne, desaparece e dá lugar a uma nova receita, bolonhesa de carne com linguiça! Hum?! Uma simples alteração transformou esta coisa, em outra coisa.

Portanto, se calhar as duas partes andam há semanas a discutir e não percebem que querem exactamente o mesmo!

Claro que podemos sempre argumentar a favor da integridade da coisa enquanto unidade mutável. Da manutenção da personalidade da coisa apesar das alterações que sofre.

...

 

Oh Diabo! Isto é bem mais complexo do que eu pensava!

Afinal a disputa entre governo e professores é uma questão metafísica!

 


publicado por A Mona Lisa tinha Gases às 10:48
link do post | comentar | favorito
29 comentários:
De DyDa/Flordeliz a 4 de Dezembro de 2008 às 12:59
Mulher que nó cego me deste!
Gosto mais da receita da bolonhesa seja com ou sem a linguiça.


De A Mona Lisa tinha Gases a 4 de Dezembro de 2008 às 16:57
LOL
Não era minha intenção!
Também eu, cara amiga! Imbróglios destes são bem mais difícies de engolir! :D


De Lourencinha a 4 de Dezembro de 2008 às 13:29
Brilhante!!!!!! Que Deus conserve a tua inspiração!


De A Mona Lisa tinha Gases a 4 de Dezembro de 2008 às 16:58
LOL
Glad u liked it!


De executivo_chanfrado a 4 de Dezembro de 2008 às 13:58
Tudo isto é na verdade um imensa flatulência. Mas não há problema porque a "inducação" continua a ser o desigio máximo dos nossos governantes.
Venham mais magalhães porque o meu filho mais novo continua ansiosamente á espera há já uns meses...
Não desesperemos zz, o nosso primeiro informou-nos ontem com aquele sorriso seráfico estampado no rosto, que ... 2009 vai ser um ano melhor para os Portugueses! E porquê? Porque a Euribor vai baixar!!!
Só de os ouvir fico logo cheio de gases...


De A Mona Lisa tinha Gases a 4 de Dezembro de 2008 às 17:01
Opá, o teu miúdo ainda não tem Magalhães! Não pode ser! O choque!
Então mas espera aí, em 2009 não íamos entrar em recessão, ou coisa que os valha?!
Estou confusa!


De executivo_chanfrado a 5 de Dezembro de 2008 às 09:08
É isso, é isso.
O gajo ontem já veio com o discurso de que... tempos difíceis... tempos muito duros se aproximam...
E o meu mais velho também espera computador há meses...
É o crash tecnológico!


De Ana_v a 4 de Dezembro de 2008 às 17:06
Ponham os olhos nesta mulher!! Nini tu vai explicar-te aos profs e ao gov para ver se eles percebem e "vão mas é trabalhar com'às pessoas" LOLOL


De A Mona Lisa tinha Gases a 4 de Dezembro de 2008 às 18:11
LOL
Somehow, eu sabia que ias gostar deste post! ;)


De mrconguito a 4 de Dezembro de 2008 às 19:00
é pá, não é bem assim...

- Os professores querem ser avaliados.
- Os professores não querem que se use o modelo imposto pelo ministério da educação.
- O ministério admite fazer alterações ao SEU modelo mas não aceita sugestões de outros modelos (dos sindicatos).
- As alterações dadas pelo ministério não mudam a base do seu modelo (é nisso que os professores discordam: divisão da carreira em classes, cotas, etc...); basicamente com ou sem linguiça, continua a ser massa à bolanhesa, quando os professores querem pizza.
- Este modelo, do ministério, já vem a ser aplicado há dois anos e para isso ser possível teve de ser sempre "simplificado". Isto não é sintomático?
- e chamar a isto negociação é um eufemismo: desde o início das negociações, há 4 anos, o Ministério aceitou 0 (zero) propostas dos sindicatos. Toda a legislação foi feita com base nas ideias do M.E.
Um abraço!


De A Mona Lisa tinha Gases a 4 de Dezembro de 2008 às 23:36
Ok, mas neste momento não podemos dizer que os professores estão a ter o mesmo comportamento do ministério? Eu vejo o Mário Nogueira a entrar em reuniões com o ministério e a sair 20 ou 30 minutos depois porque o ministério não quer suspender e assim não negoceiam. Parece-me uma posição bastante semelhante àquela que acusam o ministério de estar a ter.
Só que aqui o resultado pode vir a não ser muito bom para os professores. O que os dois lados estão a fazer é medir forças, ver quem ganha cedendo o menos possível. Não me parece que os professores possam ganhar, o Sócrates não vai despedir a mulher e a mulher não vai voltar atrás. Se não podem ganhar, a meu ver era mais inteligente negociar. Enquanto a classe ainda tem alguma credibilidade pública.
Beijinho


De Gugas a 4 de Dezembro de 2008 às 23:48
Ora é assim, mas exactamente ao contrário! É que a classe dos professores não tem credibilidade nenhuma, e foi com isso que o governo jogou, ou melhor, tentou jogar! Mas saiu-lhe o tiro pela culatra, e com isto só conseguiu unir uma classe, tradicionalmente dividida...e será que o governo conseguirá levar a dele avante? Tenho muitas duvidas. Uma classe que tem 140 mil professores, entre 100 a 120 mil vêm à rua, deve significar alguma coisa! Ou será que alguém tem memória de uma manifestação desta dimensão. E quais as consequências políticas disto ? Será que o governo quer arriscar? Não me parece, tanto mais que esta classe está cada vez mais unida à conta da prepotência de uma cambada de sacanas!


De A Mona Lisa tinha Gases a 5 de Dezembro de 2008 às 00:09
Eu não tenho memória! lol
Mas temos que ver aqui uma questão. Como é que os professores perderam a credibilidade? É que nos meus tempos de escola primária eles eram tidos muito em conta, ninguém sequer se lembrava de fazer deles saco de pancada.
Eu acho que as pessoas se cansaram (e quando digo pessoas, quero dizer a opinião pública, o trabalhador que chega a casa e vê o telejornal enquanto janta) das manifestações dos professores. Porque se formos ver, há poucos anos em que não haja algum tipo de reivindicação, de manifestação, de paralisação . E eu não digo que não sejam justas, porque tirando este momento actual, normalmente nem se consegue perceber bem o que se passa realmente. No meio de tanta agitação, normalmente a informação que mais importa perde-se. Mas acho que a classe está a sofrer do excesso de exposição dos últimos anos. É algo comum na nossa sociedade. Aqueles que mais aparecem são os que mais facilmente nos aborrecem.
Quanto ao braço de ferro, vamos ver. Talvez consigam realmente chegar a bom porto. MAs a que custo? Temo que não acabe bem. Espero que sim, mas temo que não.


De Ana_v a 4 de Dezembro de 2008 às 23:49
Têm? Lol
Tens ido para os lados da cidade universitária? A minha fac está "à venda", anda tudo muito revoltado lolol


De A Mona Lisa tinha Gases a 4 de Dezembro de 2008 às 23:55
Não, agora só lá ponho os pés uma vez por mês para a orientação! :D
Então mas vonta lá isso melhor! Está à venda porquê? lol


De Ana_v a 7 de Dezembro de 2008 às 03:21
Tão lá uns 3 cartazes enormes a dizer "vende-se". Coisas da associação... Deve ter a ver com os cortes de financiamento.
Eu achava que era influência das bandeiras do pcp que andavam por lá, mas as bandeiras foram e os cartazes da associação ficaram LOL


De mrconguito a 5 de Dezembro de 2008 às 00:04
ainda acredito que somos capazes de ganhar.
sim, tens razão: não com ida desta ministra que as coisas vão melhorar. é com o final desta política.


De A Mona Lisa tinha Gases a 5 de Dezembro de 2008 às 00:16
Opá, eu espero que sim, sinceramente!
Os professores ainda são a base educativa das futuras gerações deste país e se a base estiver sempre em convulsão, a estabilidade do edifício fica em risco! Espero que atinjam brevemente um acordo!
Beijinho


De coise a 4 de Dezembro de 2008 às 20:41
Imaginem-se ginecologistas.
Imaginem-se agora sendo avaliados, sendo que a vossa avaliação decorre ao mesmo tempo que uma consulta vossa e mais, que os vossos resultados dependem da saúde do vosso paciente.
Algo está mal.


De A Mona Lisa tinha Gases a 4 de Dezembro de 2008 às 23:43
Eu entendo perfeitamente que esse possa ser um pouco controverso. Mas fontes do ministério já vieram dizer que não é assim tão linear. E se não for, se não nos estiverem a enganar, eu até consigo perceber, partindo da minha experiência pessoal. Senão vê: até ao 10º ano eu era uma excelente aluna a matemática e tinha excelentes professores da disciplina. No 11º foi para lá dar aulas um economista que só lá estava porque não arranjava trabalho em mais lado nenhum e claramente preferia não ter de o fazer. Sem o estímulo adequado, deixei gradualmente de ter interesse, as minhas notas baixaram e acabei por chumbar à disciplina no 12º ano, com esse professor. Parecendo que não, há muita gente que tem menos motivação para dar aulas do que alguns alunos para assistirem a essas aulas. E esses não estão a dignificar a profissão.
Portanto, se não for tão linear quanto parece, acho que o princípio até pode ser benéfico!


De coise a 5 de Dezembro de 2008 às 18:44
E não é, falta dizer que aquele que vos avalia está a concorrer para o vosso lugar.
E que a Ministra afirma que os professores nunca foram avaliados, o que é mentira.
Eu vejo os professores a dizerem que o modelo está mal, mas não vejo a Ministra a dizer nada do modelo desejado por eles. Alias, eu nunca vi tanto problema na Educação como agora, e não é porque alguém lhe descobriu os podres. É porque alguém os criou.


De A Mona Lisa tinha Gases a 12 de Dezembro de 2008 às 13:12
Pois, mas terão sido todos esses problemas internos criados exclusivamente pelos sucessivos governos?


De Dharma a 5 de Dezembro de 2008 às 17:51
-ola!
Queria demonstrar o meu gosto por este blog através deste pequeno comentario.
Penso que é muito divertido mediante a simplicidade com que descreve as situações.
"Linkei" seu blog ao meu, caso permita.
Obrigada pela boa disposição :-)

Dharma


De A Mona Lisa tinha Gases a 12 de Dezembro de 2008 às 13:13
Olá Dharma!
Muito obrigada eu pelo seu comentário. Apareça!
beijinho


De _Samuel a 6 de Dezembro de 2008 às 23:23
vou votar pela primeira vez nas proximas eleições. candida-te! ou voto em ti ou nao voto em ninguem!


De A Mona Lisa tinha Gases a 12 de Dezembro de 2008 às 13:14
LOL
Vota rapaz, vota! Nem que seja em branco ou nulo!


De Arroto Azul a 7 de Dezembro de 2008 às 17:41
Com ou sem linguiça o melhor é mesmo a bolonhesa de carne!!


De A Mona Lisa tinha Gases a 12 de Dezembro de 2008 às 13:14
Tenho que concordar! :)


Comentar post

Ninguém percebe o Leonardo. A Mona Lisa nao estava a sorrir, estava com gases. É o primeiro registo de arte escatológica.

E-mail
Facebook
No Twitter

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 185 seguidores

.pesquisar

 

.Outubro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. Vira lá a outra face

. O acessório

. O meu busto é mais bonito...

. Aquarius

. Vamos fazer amigos entre ...

.últ. comentários

Mesmo... É incómodo lembrar.
Ainda custa a digerir o desaparecimento de um ídol...
as aveiros devem estar a ferver...
Oh pá, e eu já nem me lembrava disto. E foi tão b...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Quantos já cá vieram soltar gases

.Quem anda aí...

online
Add to Technorati Favorites
SAPO Blogs

.subscrever feeds