Sexta-feira, 17 de Outubro de 2008

Sobre os links

Black sheep

(imagem retirada de http://www.ebaumsworld.com/pictures/view/177188/)

 

Ontem, uma amiga que conhece bastante bem a blogosfera e que tem o seu próprio blog, perguntava-me porque razão não tenho, salvo raríssimas excepções, links de blogs amplamente conhecidos na minha lista. Blogs que, por uma razão ou outra (mérito ou simplesmente por o autor ser uma figura mais ou menos pública), têm normalmente o epíteto de "conceituados" associado, que têm um número de visitas diárias invejável, que se convencionou que seriam mais interessantes que todos os outros.

Perguntava-me essa amiga se a ausência dos blogs notáveis na minha lista era indicativo de que não os leio.

A resposta é sim. Mas não é por isso que não os linko (sim, sei que esta palavra não existe!).

Desde que comecei a trabalhar, alguns de vocês podem ter começado a reparar na minha ausência nos vossos blogs, que visitava regularmente, onde comentava regularmente. No início, era usual visitar os blogs da minha lista todos os dias e aí fazer comentários todos os dias. Depois, à medida que a lista ia ficando maior, comecei a tirar um dia por semana para a ronda. Por fim, e devido à quantidade anormal de trabalhos do mestrado, deixei de comentar nos blogs e passei a visitar cada vez menos.

Agora que estou a trabalhar e já comecei, aos poucos a preparar a tese, tive de me consciencializar de uma coisa: para continuar a visitar outros blogs, ou deixava de ter vida, ou deixava de actualizar o meu. E eu não ia deixar de fazer nenhuma dessas coisas. Portanto, com pena minha, tive que deixar de ler os blogs das pessoas de quem gostava. É um pequeno luxo que às vezes me permito, lá quando o rei faz anos.  Agora, aqui neste parágrafo, que não serviu só para encher espaço, está a razão pela qual eu não leio os blogs supra sumo. Para além de não ter tempo, se o tivesse, utilizá-lo-ia em blogs cujos autores eu gosto. Porque não leio blogs, leio pessoas, troco ideias com elas, discuto, brinco, rio com pessoas. Se visito um blog em que essa interacção não existe, não tenho interesse em continuar a fazê-lo. É a mesma coisa que jogar ténis contra a parede.

Essa é uma das razões pela quais um dos únicos links, que eu tenha reparado, que pertence a um blog "maior" é o do Luís Castro. Porque o Luís, talvez por não pensar que é superior a tudo o que mexe na terra, responde e trata toda a gente por igual.

Quando comecei na blogosfera, há quase dois anos atrás, visitava regularmente um blog "notável", comentava regularmente. Até que me apercebi que o autor só respondia aos comentários ofensivos ou que contivessem opiniões mais ou menos divergentes das dele. Deixei de lá ir. Nunca mais lá pus os pés.  Ténis de parede não é mesmo comigo!

A minha lista de links está, neste momento, um pouco desactualizada. É a próxima tarefa que tenho que realizar, um incremento substancial em número. Continuará a não contar com a presença de notáveis.

Agora, vocês podem perguntar, já que deixei de ter tempo para visitar blogs, porque não colocar lá esses links na mesma, que dão outro ar à coisa? Porque é chique e tal. 

Por uma razão muito simples: esses blogs não precisam de promoção. Não precisam de ter mais links espalhados por mais sítios.

Agora, os links que eu promovo pertencem a blogs de pessoas normalmente interessantes e que não são promovidos como deviam ser. É por isso que o faço. Se repararem na lista de links dos "conceituados" chegarão à conclusão de que eles só promovem outros conceituados. Então porque é que eu, que sou pequenina, não hei-de promover só os pequeninos? 

É isso que faço. Se há coisa que nunca fui, é servilista.

Nem nunca soube caminhar em manada, vai-se lá perceber porquê!

 


publicado por A Mona Lisa tinha Gases às 11:42
link do post | comentar | favorito
22 comentários:
De Sem Nome a 17 de Outubro de 2008 às 13:39
Ai este post , ai ai ai ...
Bem concordo com tudo xD
Detesto jogar ao squash também no que toca em blogs, gosto de ler e comentar e nem sempre quem comento me lê tão pouco agoa aprecio uma resposta uma troca de ideias se assim não acontece o meu contributo será vão pois nem tão pouco saberei o que o autor pensa das ideias de quem o lê (neste caso eu).
Concordo também na referência que fazes aos links, o elitismo na blogosfera portuguesa é enorme e mais não digo ...=P
A falta de tempo é sempre um factor que não podemos contornar dê por onde der, cá eu digo-te sinceramente e saberás, caga pós comentários e escreve miúda... que eu curto-te ler.
Quando fico com menos tempo deixo de comentar também , não abdico jamais de escrever as minhas disparates em prol de andar a comentar... nas leituras faço uma selecção aleatória dos posts que tenho nos feeds só leio os que me despertam interesse, obviamente que será uma escolha sempre completamente aleatória ...
E pronto desculpe lá o testamento sim ...=P
Beijinho


De A Mona Lisa tinha Gases a 17 de Outubro de 2008 às 20:40
Oh meu caro Emanuel, esteja lá à vontade para testamentar! :D
Opá, sinto tantas saudades de fazer as minhas visitas aos meus blogs! Mas não pode ser, pá! Mal tenho tempo para postar e responder aos comentários! E olha que o pior ainda não chegou! (Tremo...)
Beijinho, bom fds


De pnf a 17 de Outubro de 2008 às 13:50
O post é grande, dava pano para mangas nos comentários, mas eu sofro dum mal comum a nós dois: a falta de tempo.
Gostava apenas de referir a minha opção nos links. Linko aos blogues que gosto, da realeza ou do mais profundo povo, porque um link é uma vénia, um elogio. Eu linko às ideias, à forma de escrita, à simpatia pessoal, aos temas, ao aspecto gráfico, ... Ao optares por faze-lo apenas aos "não conceituados" estás a discriminar.
Numa outra coisa discordo de ti: que os conceituados apenas se linkam entre si. Não é bem verdade, será quase sempre, mas eu próprio sou linkado em alguns deles e, como bem sabes, pertenço à mais pura ralé blogosférica. Com muita honra.


De A Mona Lisa tinha Gases a 17 de Outubro de 2008 às 20:51
Olá Pedro!
Acho que o teu critério de escolha é válido, claro, coerente com aquilo a que nos habituaste. E tens razão, discrimino! Mas a principal razão será aquela que já apontei: quero promover as pessoas com quem simpatizo e que não terão, em circunstâncias normais, a exposição que têm os outros. Sempre tive esse "defeito". De defender os mais pequenos. Na primária muitas vezes andava aos empurrões com os bullies porque me metia onde não devia! lol
Mas numa coisa estamos perfeitamente de acordo: também tenho muito orgulho de pertencer à ralé blogosférica. Até porque não estou a ver onde ia arranjar tempo para responder a mais comentários!


De pnf a 18 de Outubro de 2008 às 19:37
É, portanto, uma discriminação positiva, o fundo de coesão dos blogues plebeus. Uma atitude à lá robin dos bosques. Gosto.
No 1º comentário esqueci-me duma coisa, já tinha reparado que não tens passado muito pelo meu estabelecimento (e entendo a razão), é que ele já mudou de nome à uma série de tempo e tu ainda o linkas pelo nome antigo...
Beijos


De A Mona Lisa tinha Gases a 20 de Outubro de 2008 às 17:42
Eheheh! É uma coisa parecida!
Por acaso passei por lá este fim de semana e não reparei! Vou tratar disso!
Beijinho


De brunomiguel a 17 de Outubro de 2008 às 14:16
No meu blog (o melhor do universo e de todas as dimensões existentes, diga-se) só estão três links. Uma é para o webtuga.net, onde tive o blog alojado gratuitamente durante alguns meses; a outra é para o blog do meu irmão, porque é o meu irmão; a terceira é para o Programas Livres, um projecto onde faço a gestão editorial dos conteúdos.
E estas três estarem lá é uma sorte. Não acho que uma link para um blog, seja ele conhecido ou não, seja algo necessário. Eu leio o que quero, não preciso de mostrar a ninguém, como se fosse um troféu ou o raio. Quando considero necessário deixar uma link para algum site, faço-o num post. Se fosse a linkar (é como postar, mas menos irritante) os blogs que leio, estava tramado com tanta link.

Resumindo: não acontece em todos os casos, mas parece-me que, regra geral - ou, pelo menos, nos casos que conheço -, as links para outros blogs, normalmente conhecidos, são um exercício masturbatório [bonita a palavra, não é ;)] do autor, como se estivesse a dizer «Eu faço parte da maioria porque leio o que quase todos lêem». É como a cultura da música pop: são todos iguais mas, não sei como, acham-se todos diferentes.


De A Mona Lisa tinha Gases a 17 de Outubro de 2008 às 20:56
Cá está ele!
Guardo da leitura do teu comentário a expressão "exercício masturbatório"! Ora aí está uma bela metáfora! :D
Agora, tenho que discordar de uma questão: o teu blog não é o melhor de todo o universo e dimensões paralelas! É capaz de ser o segundo melhor, vá! :D


De me a 17 de Outubro de 2008 às 14:21
Subscrevo.
Ténis de parede também não é comigo!
Até já escrevi um post sobre isso, mas usei tubarões em vez de ovelhas! :P
Bjoquinhas


De A Mona Lisa tinha Gases a 17 de Outubro de 2008 às 21:08
Tubarões? LOL
Tenho que ir ver isso!
Beijinhos grande mamie, prazer em "ver-te"!


De catia a 17 de Outubro de 2008 às 15:55
Por acaso nini, tenho estranhado não teres andado a cheirar muito a alfazema, mas também me ocorreu que trabalho e tese de mestrado são uma mistura explosiva para deixar de ser tão assídua nos comentários. Da minha parte, tens toda a compreensão e não te condeno por isso.


De A Mona Lisa tinha Gases a 17 de Outubro de 2008 às 21:12
Oh nini, obrigada!
Tem sido um bocado caótico! E ainda não comecei a escrever propriamente a tese, estou na fase da pesquisa... Daqui a dois ou três meses vai ser o caos completo!
Às vezes só consigo responder aos comentários ao fim de semana... Mas I'll be back! Espero eu!
beijinhos


De guiga a 17 de Outubro de 2008 às 16:35
Eu também leio pessoas, não leio blogs por ler e por ser "chique" ou "in". E também sou pequenina! Vivam os pequeninos! :D
Bom fim-de-semana!
Eu vou de férias! hehe
Bjs *.*


De A Mona Lisa tinha Gases a 17 de Outubro de 2008 às 21:09
Gostamos de ser pequeninos! :D
Vais de férias? Oh, que bem, parece que também vou ter uma semaninha de férias lá para o mês que vem!
Boas férias, nini! :)
Beijinho


De _^ANGIE^_ a 18 de Outubro de 2008 às 10:25
Rapariga! Acho que posso falarpor todos. Podes deixar de visitar os nossos blogs, podes deixar de comentar, agora POR FAVOR não deixes de postar. Todos gostamos muito deler o teu blog e sem ti isto não é a mesma coisa. Boa sorte para a tese e bom trabalho.

Beijokitas


De A Mona Lisa tinha Gases a 20 de Outubro de 2008 às 17:44
:)
Onrigada por isso! Hoje estou mesmo a precisar. Dia de...

Beijinhos


De Gato Pardo a 18 de Outubro de 2008 às 23:34
Hum...
Que direi eu então, que deixei simplesmente de ter links no meu blog?Não quer dizer necessariamente que deixei de ler os blogs que costumava ler, mas também como tu, o tempo não abunda para acudir a tudo e todos...
Subscrevo totalmente a tua opinião.
Beijokas


De A Mona Lisa tinha Gases a 20 de Outubro de 2008 às 17:46
Já tinha reparado! Quando não pode ser, não pode ser, não é?
Só agora reparei que não te linkei ainda, desde que voltaste! Não pode ser. A ver se arranjo um tempinho esta semana para actualizar os links...
Beijinhos


De Teia d´Aranha a 19 de Outubro de 2008 às 12:42
Tal como outros já mencionaram , eis um post que daria pano para mangas! E peço-te, desde já, desculpa se o meu comentário se alongar.
Tal como tu, tenho sofrido de alguma falta de tempo. Continuo a visitar grande parte dos blogs que tenho "linkados", mas comentado menos do que gostaria. Mas hoje não resisti em fazê-lo!
Quem visita o meu blog e reparar nos links, verificará que apenas lá tenho dois "notáveis" (o blog do Fernando Alvim e o do Pedro Ribeiro), mas tenho porque gosto de lê-los. Não os comento, apenas os leio. Os restantes links dizem respeito a blogs ou de pessoas que conheço pessoalmente ou de pessoas cujas ideias e posicionamento face às coisas da "vidinha" se coadunam comigo. A maioria delas também "me" comenta e acabou por criar-se uma interacção e empatia que me agrada, mesmo nunca as tendo visto ou elas a mim. Mas é a escrita que me seduz, é por ela que "linko", que comento ou que simplesmente leio.
Só por curiosidade, acho que o primeiro blog em que comentei (quando ainda estava longe de ter o meu) foi o do Nuno Markl. Mas, tal como tu, também reparei que ele só respondia a quem o tratava abaixo de cão. Deixei de comentá-lo e, mais tarde, o link do blog dele também foi retirado da Teia. Isto não significa que só "linko" quem me responde ou me comenta, significa apenas que acho que todos devem ser tratados da mesma forma. Ou se responde a toda a gente ou a ninguém.

Desculpa, uma vez mais por me ter "esticado"!

Até...


De A Mona Lisa tinha Gases a 20 de Outubro de 2008 às 17:50
Ou seja, ainda que não tenha referido nomes, percebeste de quem estava a falar! Opá, aquilo irritava-me um bocado! São prioridades, suponho!
Sabes, o que mais me faz falta é essa interacção de que falas. Agora é um bocado unidireccional e eu gostava mesmo de fazer a minha ronda de blogs! Bem, quando a minha vida andar menos caótica, suponho!
beijinhos


De Gugas a 20 de Outubro de 2008 às 23:08
Ainda bem que o assunto vem à baila, já que é a melhor oportunidade para dar os parabéns à Andreia, não só pela qualidade do Blog, como também pela pessoa que parece ser! Acima de tudo admiro a capacidade de gerir um espaço destes, gerindo ao mesmo tempo a vida profissional e pessoal. Espero que consiga sempre um tempinho para vir aqui dar um "ar da sua (muita) graça". É dos blogs que me dá mais prazer visitar apesar de também não dispor de muito tempo para navegar. Bons ventos Andreia, e que fique sempre bem como até aqui!


De A Mona Lisa tinha Gases a 22 de Outubro de 2008 às 17:51
Bem, Gugas, nem sei bem o que dizer! Muito obrigada por isso, fico satisfeita por este "lugar" agradar a algumas pessoas!
Beijinho


Comentar post

Ninguém percebe o Leonardo. A Mona Lisa nao estava a sorrir, estava com gases. É o primeiro registo de arte escatológica.

E-mail
Facebook
No Twitter

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. O acessório

. O meu busto é mais bonito...

. Aquarius

. Vamos fazer amigos entre ...

. Dia 25: Saiu de casa e ai...

.últ. comentários

Mesmo... É incómodo lembrar.
Ainda custa a digerir o desaparecimento de um ídol...
as aveiros devem estar a ferver...
Oh pá, e eu já nem me lembrava disto. E foi tão b...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Quantos já cá vieram soltar gases

.Quem anda aí...

online
Add to Technorati Favorites
blogs SAPO

.subscrever feeds