Terça-feira, 16 de Setembro de 2008

O efeito borboleta

Quando o café aqui da esquina entrou em falência técnica e a gerência mudou pela terceira vez no espaço de pouco mais de um ano, ninguém se lançou ao chão de joelhos a prever o fim do mundo. Aliás, ou eu muito me engano, ou acho que deve haver algum profícuo mercado de apostas em redor da manutenção de cada nova gerência... Se não há, devia haver!

Enfim, ninguém ficou muito alarmado mas também o café aqui da esquina não é o quarto maior banco norte-americano. Nem o bairro é a Europa...

Infelizmente, cada vez que do outro lado do Atlântico, os americanos dão um traque, nós sentimos as consequências. Eles levam com furacões em cima e o nosso gasóleo sobe, o presidente deles vai falar à televisão e há portugueses que enfartam de tanto rir. Eles andam em semi-recessão económica há mais de uma ano e nós, há mais de uma ano, sustemos a respiração. 

Acho injusto!

Acho injusto que um povo que é presidido por uma amiba tenha tanto poder de alterar o nosso estilo de vida.

Então o que é que esta falência veio realmente dizer? Que os Estados Unidos estão em crise? Parece que sim. Que se vão seguir mais falências? Vejam os jornais de hoje, meus caros. A AIG, o que é o mesmo que dizer, a maior seguradora do mundo está muito perto do colapso financeiro. E qual é o resultado imediato para nós, europeus da cauda? A subida das taxas de juro!

No fim de semana vi a casa dos meus sonhos, uma moradiazinha que com umas pequenas alterações ia ficar a casa mais cool de sempre e por apenas 130 000 €. É claro que neste momento, nem eu nem o gajo podemos pedir um empréstimo ao banco. Provavelmente só se iam conseguir rir na nossa cara. Mas se os Estados Unidos forem com os porcos nem daqui a um ou dois anos, quando já formos indivíduos respeitáveis no que ao crédito diz respeito, vai ser possível. Conheço o caso de pessoas que começaram por pagar quinhentos e poucos euros no início do empréstimo e pouco mais de um ano depois já estão a pagar 700. E isto sem a preocupação e contaminação pelo histerismo americano.

Estamos lixados, é o que vos digo. Comprar casa? Isso é luxo de economias tranquilas. 

Por aqui, como do outro lado do Atlântico, o mar prepara-se para ficar bravo! 

sinto-me:

publicado por A Mona Lisa tinha Gases às 09:58
link do post | comentar | favorito
16 comentários:
De pnf a 16 de Setembro de 2008 às 10:47
Isto não está de facto fácil para quem procura fazer novo crédito habitação. Tem que se fazer bem as contas: não apenas ao que se vai agora pagar, mas ao que se pode vir a pagar com as subidas das taxas. E que não se esperem melhorias a curto prazo, porque o BCE não vai descer as taxas, devido à continuada pressão inflacionista. Está complicado, são tempos de se estar atento e cuidadoso...


De A Mona Lisa tinha Gases a 18 de Setembro de 2008 às 09:43
Lá terei de alugar durante uns tempos largos. Pelo menos até os EUA saírem da crise. Quando isso acontecer, a coisa vai voltando ao normal. O chato é que eu acho que o pior ainda está para vir!


De me a 16 de Setembro de 2008 às 12:16
Mona Lisa e fosse só isso...

Embora à maior parte dos portugueses isto tenha soado a qualquer coisa distante, acho que as ondas de repercussão se vão sentir por cá! (e não me refiro à tx de juro)

Este é um assunto muito complicado e que vai pregar mais uns pregos na nossa tão frágil economia.
Bjs


De A Mona Lisa tinha Gases a 18 de Setembro de 2008 às 09:44
A nossa banca é forte, mas mesmo assim estou algo preocupada! Principalmente para quem está agora a começar a construir uma vida, a coisa afigura-se difícil!
Beijinho


De brunomiguel a 16 de Setembro de 2008 às 13:47
Esse traque norte-americano até teve um efeito positivo: o light crude desceu 6 dólares assim que se soube da falência do banco.


De A Mona Lisa tinha Gases a 18 de Setembro de 2008 às 09:45
Isso é verdade! Se ao menos as gasolineiras acompanhassem o ritmo...


De guiga a 16 de Setembro de 2008 às 15:41
Ai quem me dera encontrar aqui uma moradia a esse preço...
Coloca mais uns 30 mil que demos pelo nosso T3! grrrrr
E sim, isto anda pela hora da morte! E mais uma subida em Outubro!
Obrigada, recessão f... da p...! Ninguém dá cabo dessa gaja! looool
*.*


De A Mona Lisa tinha Gases a 18 de Setembro de 2008 às 09:46
Foi? Pois, há uma amiga minha que comprou um T2 a 140 mil. Está tudo muito caro, no entanto, eles têm de começar a descer. A oferta ultrapassa neste momento em muito a procura. Não há sustentabilidade para continuar com estes preços!


De ruben a 16 de Setembro de 2008 às 22:41
isto está a ficar mesmo preocupante. tem repercussões que chegam até nós e de que maneira... e quem sabe tem se mantido calado. claro que esta administração bush não é mais do que pirataria de estado. são os gangsters e os mega criminosos na casa branca durante dois mandatos. é claro que estas especulações vão inadvertidamente encher os bolsos a alguém que se encontra agora escondido na sombra mas que mais tarde terá de revelar a sua cara. que Deus permita que eu esteja enganado mas não pressinto nada de bom em tudo isto que está a acontecer. sinto o mesmo arrepio na espinha que senti quando liguei a televisão ás 10:30 da manhã de onze de setembro de dois mil e um. mas isso são parvoisses minhas, não ligues.
beijinho


De A Mona Lisa tinha Gases a 18 de Setembro de 2008 às 09:56
Oh Ruben, também não será caso para tanto... Espero eu!
Eles estão (e por eles, entenda-se os governos) empenhados em evitar um crash na bolsa como o de 1929. Agora resta saber se estas injecções de capital não são só uma cura momentânea, se conseguem realmente evitar e inverter a crise económica. Será difícil!
Beijinhos


De DyDa/Flordeliz a 18 de Setembro de 2008 às 01:28
Qual Vitorino? Qual Marcelo?
Em palavrinhas que toda a gente entende acabaste de dizer que estamos "f"alidos.
Com a porcaria feita no nosso país
Mais a porcaria feita nos países dos outros.
- Óh realidade mais tristonha...
Bancos falidos/Bancos roubados
Gasolineiras a roubarem-nos/Gasolineiras a serem roubadas
Ourivesarias roubadas/ Bem...essas a mim não roubam uso pichebeque
- Pena que também nos roubem os sonhos, afinal esses são apenas e só nossos!
Beijo solidário



De A Mona Lisa tinha Gases a 18 de Setembro de 2008 às 09:58
LOL
Já viste? Parece retribuição divina! Eles roubam-nos a nós mas são roubados à força toda pelos outros! Nunca tinha pensado nisto, mas retribuição divina, I tell you! :D
Beijinhos


De Arroto Azul a 18 de Setembro de 2008 às 08:15
Pois infelizmente é a triste realidade que se vive!

Por aqui também vivemos uma situação idêntica... eu ainda à procura de emprego e com a minha Xamakita a recibos verdes não há como pedir um empréstimo para uma casita que realize o nosso sonho!

Ainda dizem que cada vez os jovens saem mais tarde de casa!! Pois pudera... se saírem cedo arriscam-se a não ter lugar nem debaixo da ponte!


De A Mona Lisa tinha Gases a 18 de Setembro de 2008 às 10:00
É verdade, Arroto. Isso dos recibos é uma praga! Nem com o aumento da Segurança Social para as empresas que os utilizem eles desistem!
Neste momento também não posso pedir um empréstimo porque estou a estagiar, o que é o supra-sumo dos precários! Eu bem queria sair de casa dos meus pais mas também não quero ir dividir uma ponte com pessoas como nós!
Man!


De deirdre a 18 de Setembro de 2008 às 11:26
Pois é o panorama está feio, eu entre aqueles que se aventuraram a iniciar a vida, e já temos o nosso cantinho, mas como é uma zona do interior, por 100 mil euros concretizamos o nosso sonho, com um terreno pequeno que nos dá para ter uma mini hortinha. :)
Temos de pensar positivo, embora com esta avalanche de más noticias seja complicado...


De A Mona Lisa tinha Gases a 20 de Setembro de 2008 às 21:44
Talvez com o plano de recuperação económica que os Estados Unidos anunciaram esta semana, as coisas voltem ao normal. Mas se isso não acontecer, é preciso estarmos preparados. Não entrando em histerismos, mas conscientes de que as coisas podem ficar difícies!
Beijinho e boa sorte para a hortinha! :)


Comentar post

Ninguém percebe o Leonardo. A Mona Lisa nao estava a sorrir, estava com gases. É o primeiro registo de arte escatológica.

E-mail
Facebook
No Twitter

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. O acessório

. O meu busto é mais bonito...

. Aquarius

. Vamos fazer amigos entre ...

. Dia 25: Saiu de casa e ai...

.últ. comentários

Mesmo... É incómodo lembrar.
Ainda custa a digerir o desaparecimento de um ídol...
as aveiros devem estar a ferver...
Oh pá, e eu já nem me lembrava disto. E foi tão b...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Quantos já cá vieram soltar gases

.Quem anda aí...

online
Add to Technorati Favorites
blogs SAPO

.subscrever feeds