Segunda-feira, 30 de Junho de 2008

Conhecimento informado

O CDS-PP apresentou uma proposta de lei que visa implementar o ensino de suporte básico de vida no 9º ano de escolaridade. Ou seja, ensinar miúdos de 15 anos a fazer reanimação cardio-respiratória.
A ideia não é exactamente má. Aliás, seria excelente se todos os cidadãos tivessem conhecimento suficiente para manter activas as funções básicas de vida enquanto os profissionais não chegam ao local de um acidente. Como também seria excelente se todos nós andássemos com colares cervicais e macas atrás.
Todos os meus amigos do secundário seguiram carreiras na área da saúde. Podemos dizer que eu fui a ovelha negra ao escolher letras. Tenho também outros amigos que, embora não tenham feito faculdade na área da saúde, fizeram cursos profissionais de socorrismo. E no entanto essas pessoas hesitam em utilizar os seus conhecimentos em caso de acidente. Porquê? Porque são cada vez mais frequentes os processos resultantes de pessoas que tentam ajudar mas por não disporem de equipamento adequado, como é o normal quando paramos para auxiliar alguém em caso de acidente na estrada, acabam por danificar funções motoras do acidentado. É cada vez mais frequente pessoas que tentam ajudar serem depois processadas judicialmente pelos familiares da vítima. Se isso resulta de mesquinhez já não podemos avaliar tão bem, mas a verdade é que isso acontece.
Ou seja, conhecimento é sempre bem-vindo. Mas terá de ser sempre conhecimento informado. Não vamos querer ter miúdos de 15 anos no banco dos réus por terem provocado tetraplegias a torto e a direito. Seria tudo tão bonito e tão perfeito se pudessemos ser todos médicos bem equipados, se pudéssemos todos andar por aí a salvar todas as pessoas em apuros e todos os gatinhos em cima de árvores. Mas não vivemos num conto de fadas. Não contem com que algum dia possamos vir a viver...


publicado por A Mona Lisa tinha Gases às 03:10
link do post | comentar | favorito
16 comentários:
De guiga a 30 de Junho de 2008 às 15:20
Pois, convém que a pessoa tenha noção se pode ou não efectuar um cuidado médico. É preciso ter maturidade e não me parece que crianças de 15 anos a tenham...
Mas, enfim!
*.*


De A Mona Lisa tinha Gases a 30 de Junho de 2008 às 21:24
Pois, é isso mesmo que eu digo. Não me parece que seja justo incutir-lhes tamanha responsabilidade. Um pouco mais tarde já não discordo tanto.
Beijinho


De Liliana a 30 de Junho de 2008 às 17:12
Por acaso, eu também acho que era importante qualquer pessoa comum ter uma noção de primeiros socorros. Tive um professor americano que disse uma vez que, fazia-lhe confusão como é que nós, portugueses, vivendo tão perto do mar, não tiramos cursos desses. Que nos EUA qualquer pessoa tem, mesmo morando no interior.
Mas eu não fazia ideia que havia pessoas sentadas no banco do réu por tentarem ajudar!!


De A Mona Lisa tinha Gases a 30 de Junho de 2008 às 21:26
Verdade, como me dou muito com pessoal da saúde tenho conhecimento de algumas dessas histórias. Mas é engraçado que refiras os EUA, por ter sido o primeiro local onde isso aconteceu. Nada de admirar, não é?


De Liliana a 30 de Junho de 2008 às 21:58
De facto não me espanta nada! Isso nos EUA até soa muito normal, comprando com outras histórias que já ouvi!


De A Mona Lisa tinha Gases a 30 de Junho de 2008 às 23:15
Sim, eles chegam a extremos!
São todos uma cambada de puritanos e moralistas ocos! Tudo ofende, tudo indigna!


De Liliana a 30 de Junho de 2008 às 23:46
Ou então tudo serve para extorquir dinheiro a outros...


De A Mona Lisa tinha Gases a 1 de Julho de 2008 às 00:12
Também!


De angelasoeiro a 30 de Junho de 2008 às 17:30
Fui bombeira voluntária e socorrista... Podia dizer tanto sobre este assunto... Por onde queres que comece???


De A Mona Lisa tinha Gases a 30 de Junho de 2008 às 21:27
Oh minha cara Ângela, por onde quiseres! Mas conta lá, tendo em conta a tua experiência do assunto, o que é que achas disto?


De angelasoeiro a 1 de Julho de 2008 às 10:47
Ora bem... estas coisas do socorrismo vão actualizando, quando eu tirei o meu curso, havia coisas que hoje já não são consideradas correctas, mesmo a nível de suporte básico de vida. Por isso se querem dar o curso a estes jovens, deviam também preocupar-se em recicla-lo depois. Por motivos de saúde, tive que abandonar a minha actividade (eu gostava era dos incêndios e dos acidentes estás a ver, agora com uns brutos parafusos cravados nas pernas não me deixam fazer nada, além de outros motivos) e desde que me vim embora, já houve várias alterações às técnicas... mesmo os formadores às vezes ficam com algumas duvidas!! O curso será útil também para mudar mentalidades, tal como disseste: os populares às vezes conseguem ser mauzinhos... Se souberem o mínímo, ao menos deixam actuar quem tem formação. Além disso, normalmente não temos material necessário no dia-a-dia, pelo que quando as coisas acontecem muitas vezes não podemos fazer muito mais que chamar alguém. E mesmo quando temos muitas vezes não o podemos usar, como o caso dos desfibrilhadores por exemplo: Foi-nos oferecido um à tempos, está a enfeitar a ambulância porque não temos autorização para o usar, apenas um médico ou um socorrista - e não pode ser qualquer socorrista - quando acompanhado com um médico (mas geralmente não há médicos nos corpos de bombeiros)... Enfim, este assunto dava pano para mangas, muito muito pano acredita!!


De A Mona Lisa tinha Gases a 2 de Julho de 2008 às 02:13
Ou seja, não têm equipamento e quando têm não o podem utilizar? Típico!
Nunca tiveste de fugir? Às vezes vê-se na televisão os gajos que se passam e começam à pedrada às ambulâncias porque acham que esperaram muito tempo!


De angelasoeiro a 2 de Julho de 2008 às 10:28
UUiii... Eu não porque é como te digo: Gostava mais dos incêndios (os florestais) e a parte do desencarceramento (embora no local onde vivo como é praia hajam poucos casos destes!!) Mas às vezes aparecem coisas giras:
- Num carro capotado, quando chegamos ao local, tinham virado o carro com o homem lá dentro porque sabiam que não deviam mexer na vítima, mexeram só no carro!
- Num acidente fomos ver o sinistrado e quando voltamos para buscar a maca, já ela andava a circular... A minha colega que foi pedi-la e pedir aos srs que se afastassem e dessem espaço, acabou no hospital junto com a vítima com o nariz partido...
E muitas mais situações...
Quanto ao material, não tens contigo, na tua carteira um ambu ou uma máscara de reanimação, não andas com luvas nem com coletes cervicais, nem com aranhas, botijas de O2, mantas térmicas, talas, gelo nem nada disso não é,? Pôes a vitima em posição de segurança, chamas alguém e voi lá... esperas junto dela (mas não digas a ninguém que és socorrista, senão as pessoas caem-te todas em cima porque não fizeste nada entendes??)


De A Mona Lisa tinha Gases a 4 de Julho de 2008 às 18:56
Que horror! Vocês têm que receber subsídio de risco! Isso é uma profissão perigosa! Nariz partido! Oh Man!


De Perfeito Estranho a 30 de Junho de 2008 às 19:24
S

Ora aí está algo que não é mal pensado ...

Mas como toda a moeda tem dois lados , realmente não sei até que ponto pode ser positivo tais ensinamentos serem incutidos a jovens de tenra idade ...
Em relação aos processos, que a "luz divina" proteja a nossa "santa terrinha" pois a América ainda fica no outro lado do mundo ... xD

Beijinho


De A Mona Lisa tinha Gases a 30 de Junho de 2008 às 21:30
Oh PE, infelizmente ter o Atlântico a separar-nos já não é suficiente. Cada vez mais, também cá em Portugal, meio mundo quer processar o outro! E eu acho mesmo que isso foi originado pelos americanos. Agora se me dás licença, vou ali espetar-me num centro comercial para pedir uma choruda indemnização! LOL
Beijinho


Comentar post

Ninguém percebe o Leonardo. A Mona Lisa nao estava a sorrir, estava com gases. É o primeiro registo de arte escatológica.

E-mail
Facebook
No Twitter

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 185 seguidores

.pesquisar

 

.Maio 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. O acessório

. O meu busto é mais bonito...

. Aquarius

. Vamos fazer amigos entre ...

. Dia 25: Saiu de casa e ai...

.últ. comentários

Mesmo... É incómodo lembrar.
Ainda custa a digerir o desaparecimento de um ídol...
as aveiros devem estar a ferver...
Oh pá, e eu já nem me lembrava disto. E foi tão b...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Quantos já cá vieram soltar gases

.Quem anda aí...

online
Add to Technorati Favorites
SAPO Blogs

.subscrever feeds