Sexta-feira, 16 de Maio de 2008

Mudam-se os tempos...

Neste nosso país não se passa nada de relevante.

Só assim se explica que tenha sido dado tanto ênfase ao facto de o Primeiro-Ministro ter fumado um cigarro num avião fretado.

Só assim se explica que ele tenha vindo fazer a auto-flagelação pública, dizendo desconhecer se estava de facto em incumprimento da lei, pedindo desculpa e proferindo a frase que devia ser estampada em t-shirt's: "Vou deixar de fumar."

Tal e qual como os miúdos quando são apanhados a fazer asneiras e que, despeitados, respondem: "Ai é? Então nunca mais faço!"

O que Sócrates não se apercebeu é que com esta frase está a menorizar o esforço de todos os milhares de portugueses que anualmente tentam deixar de fumar. Porque, pelos vistos, para o nosso PM é das tarefas mais fáceis que pode haver. Mas não é, pois não?

A primeira coisa que devíamos ter em conta é que os media portugueses não têm, de facto, muito que fazer. Só assim consigo entender que tenham dado tanta importância ao cigarrito do PM, quando nem sequer tinham a certeza se o que ele fez, era passível de ser penalizado pela nova lei do tabaco.

A segunda coisa que temos de ter em conta é que há por aí muito pessoal descontente com a lei e este "deslize" do PM só vem fazer aumentar de tom as críticas à dita lei.

O que é que podemos retirar de tudo isto? Ou a totalidade dos media portugueses são tendencialmente social-democratas ou então não gostam nada das concentrações de fumadores à porta dos edifícios, um pouco por todo este país.

Mas podemos ainda retirar outra conclusão: para uma coisa destas ter vindo a público, tem que ter havido alguém presente no avião a dar com a língua nos dentes, o que nos transporta para toda a atmosfera pré 25 de Abril, altura em que as pessoas tinham uma visão e uma audição apuradíssimas, especialmente quando se tornava necessário chibar ajuntamentos na rua ou as ditas músicas subversivas.

Eu se fosse a Sócrates, tentava descobrir quem foi esta pessoa.

É que o seu lugar é num museu, de preferência com uma placa ao pescoço:

"RELÍQUIA DO ESTADO NOVO: O Chibo!"

Se eu fosse a Sócrates também tentava crescer um bocadinho e deixar de fazer birras. O que é que os adolescentes fazem quando se querem armar em adultos? Fumam um cigarrinho!

Cá para mim, nos próximos meses, vamos ver muitos fotógrafos pendurados nas árvores perto da residência oficial de Sócrates, a tentar obter a foto do ano: O Primeiro-Ministro de um país ocidental a fumar um cigarro... de tabaco! 

sinto-me:

publicado por A Mona Lisa tinha Gases às 18:55
link do post | comentar | favorito
26 comentários:
De Mia a 16 de Maio de 2008 às 19:48
ainda hoje pensei nisso... então se o avião foi fretado,as pessoas que foram eram convidadas... e no meio foi o espião, o chibo!!!! Parece que o Socrates vai ter que fazer uma melhor seleção a quem vai dar boleia!! LOLOL
Bjokinhas


De A Mona Lisa tinha Gases a 16 de Maio de 2008 às 22:48
Pois! Já viste a lata do bicho?
O Sócrates não sabe escolher as companhias. Não estranhes se o começares a ver com o Pinto da Costa, ou coisa que o valha! XD
Beijinhos


De Lil a 16 de Maio de 2008 às 22:11
o nosso PM é um viciado!!! :) agora qd me perguntarem qd deixo de fumar posso sempre responder " nunca, é tao importante que ate o PM o faz!"


De A Mona Lisa tinha Gases a 16 de Maio de 2008 às 22:49
Ehehehe!
Estás lá, Lil!
Beijinho


De Ricardo a 17 de Maio de 2008 às 02:56
Andam muitos chibos por aí..........


De A Mona Lisa tinha Gases a 17 de Maio de 2008 às 18:55
Mais do que seria de esperar, a esta altura do campeonato.


De DyDa/Flordeliz a 17 de Maio de 2008 às 04:00
Vou fazer como o "Chibo" ou seja CHIBAR.
Dizem as más linguas que foi um jornalista do público.
Que o Jornal anda de candeias às avessas com o governo e por isso é uma vingançazita.
Continuo a dizer (dizem!).
Mas alguém foi! E eu não fui...pois não tive a sorte de ser convidada para passear à borlix.
Bom fim-de-semana!


De A Mona Lisa tinha Gases a 17 de Maio de 2008 às 19:00
Pois, não somos importantes o suficiente para podermos ser chibos! :(
Não duvido nada que tenha sido alguém do Público. Há já algum tempo que eles andam picados com o governo. Não percebi muito bem porquê, talvez tenha alguma coisa a ver com a linha editorial. O Público é jornal marcadamente de esquerda, basta ver os colunistas...
Enfim, fait divers!
Beijinho, bom fds


De DyDa/Flordeliz a 17 de Maio de 2008 às 21:58
Quem sabe passes a entender as razões depois de leres e tirares as tua ilações pois eu não sei se tem realmente uma coisa a ver com a outra, limitei-me a ler!
"O jornalista em causa viajou à borla no avião, partilhou da intimidade de todos os que lá estava, tal como todos os jornalistas que viajavam no avião viram e ouviram coisas que não contam, não por não poderem ser notícias, mas porque não seria elegante transformar a intimidade partilhada em notícia para vender jornais. Então porque o jornalista do Público noticiou o que para os seus colegas não seria notícias?
Basta analisar a relação do Público com o governo ao longo do tempo, há um antes e um depois de dois factos, a decisão de construir o aeroporto longe de Tróia e o não apoio da Caixa Geral de Depósitos. Antes o Público desfazia-se em editoriais simpáticos, depois têm sido ataques sistemáticos ao governo e a Sócrates, desde editoriais sucessivos às histórias das casas e do canudo." Excerto retirado de http://jumento.blogspot.com/

"Uma vez dei uma boleia a um pacóvio que, quando chegou ao seu destino, foi ter com o guarda da Brigada de Trânsito e chamou-o à atenção para o selo da inspecção do meu carro que estava caducado." http://barbearialnt.blogspot.com/

Portando e resumindo: Não retiro a responsabilidade ao chefe do governo (FEZ A LEI QUE A CUMPRA!) mas não louvo uma atitude mesquinha de vingança.

Bom serão de Sábado e Bom Domingo!



De A Mona Lisa tinha Gases a 17 de Maio de 2008 às 22:56
Cara flordeliz, obrigada pelo teu trabalho em colocares isto aqui. Já fiquei mais esclarecida! :)

Beijinhos grandes


De angelasoeiro a 17 de Maio de 2008 às 09:27
Eu também não entendi a notícia: seria assim uma coisa à altura de uma Lux ou Caras, agora no telejornal??? Eu não quero saber se o PM fuma ou não... Em vez de pedir desculpa em publico, devia pagar a multinha por ter fumado em recinto fechado, isso sim, um acto à altura!! Agora, fiquei ainda mais confusa exactamente pelo mesmo motivo: o Chibo!!
Já estou a ver o nosso PM e os amigos:
PM- Fixeste queixinhas, já não sou mais teu amigo!
Amigo - Olha, não me importo! Eu sou mais fixe que tu, posso ter mais amigos!
PM- És um queixinhas... acusa pilatos...
Amigo - Quem diz é quem é .... nha nha nha

Pois...


De A Mona Lisa tinha Gases a 17 de Maio de 2008 às 19:01
Hehehe.
Sabes, duvido que se venha a saber quem foi. Se há coisa que os chibos sabem fazer é proteger a retaguarda!
Enfim...
Beijinhos


De Raquel a 17 de Maio de 2008 às 11:19
Sou fumadora, e com esta nova lei tds os fumadores foram discriminados e postos a porta que nem caes. nao pretendo discutir a lei.. pk isso ja fez correr mt tinta.

O q m indigna é q num estado de direito, a lei seja para uns e para outros. Ao contrario de muitos portugueses que andam a jogar postas pa o ar sem saber se de facto incumpriu ou nao a lei. O que é facto é q é que na Lei 37/2007 no seu artigo 4º, onde tipifica os locais onde é expressamente proibido fumar, no seu numero 2, diz expressamente que é proibido fumar nos transportes aereos, e nao distingue neste caso transporte particular ou publico. Assim sendo.. o senho PM de quem s espera ser dos primeiros a cumprir a lei, incumpriu-a e deste modo n vejo pk motivo chatear a comunicaçao social por ter dado noticia disto. A lei é para todos!

Quanto a figura do chibo, nós vivemos num estado de direito. Acho mt bem q situaçoes cmo esta ou de denuncia d outros factos ilicitos de outras personalidades ou dos cidadaos em geral sejam denunciadas as autoridades competentes. Pois é por haver aquela mentalidade de cumplicadade e de conformaçao com o que veêm que temos o país como está, corrupçao a torto e a direito, e em vez de uma igualdade temos filhos e enteados. Tenho dito


De A Mona Lisa tinha Gases a 17 de Maio de 2008 às 19:25
Ok, vamos por partes.
Não me parece que ninguém, nem mesmo os fumadores, pode estar contra esta lei. Eu sou fumadora e não me afectou em nada. Pelo contrário: agora respiro melhor nos cafés, fumo na rua e fumo nos cafés onde é permitido. E fumo em casa. Eu não me sinto um cão escorraçado. Se calhar porque, feliz ou infelizmente, conheço demasiado bem os malefícios provocados pelo tabaco e ninguém tem de ser obrigado a respirar o meu fumo. São milhares os casos anuais de cancro do pulmão pelos ditos fumadores passivos...
Agora, referes a lei como sendo algo de muito claro. Eu não vejo isso dessa maneira. Se não houvesse distinção entre domínio privado e domínio público, íamos chegar ao ponto de eu não poder fumar na minha própria casa, por ser um espaço fechado? Era só o que faltava! Já conhecia a lei e ainda não se tinha colocado esta questão mas agora que se coloca não estranho que as pessoas, mesmo as informadas, continuem com dúvidas.
Não estou com isto a dizer que o nosso PM não deve pagar a multa. O homem que pague, que não lhe faz mossa nenhuma na carteira. Mas depois disto, tem que haver uma clarificação. Mas por outro lado, eu estava na impressão que as pessoas tinham que ser apanhadas em "flagrante delito" para serem multadas ao abrigo da lei do tabaco. Acho que era abrir um precedente estranho, multarem uma pessoa porque alguém disse que a viu a fumar.Tudo bem que o homem admitiu. Mas e se não o tivesse feito?
Por último, continuo a não suportar chibos, Raquel. Não consigo perceber qual é o interesse das pessoas em prestarem-se a este tipo de papel.
Quando falamos de crimes realmente graves, a prova testemunhal adquire a característica de serviço público. Agora, pegar numa situação em que estão só membros da mesma comitiva, num avião a si reservado e fazer disso o circo público em que se transformou, isso não é anti-conformista nem anti-cúmplice , é cobarde...
E se, como se diz por aí, tiver tido dedo de um jornalista do Público é também uma demonstração primária de espírito vingativo e de intriguice política. Será mesmo desta maneira que queremos que o país ande para a frente?


De Raquel a 17 de Maio de 2008 às 20:52
Claro q faz diferença entre dominio publico e dominio privado, pois na sua autonomia privada as pessoas podem fazer td o q nao seja proibido.

Por isso ning é multado por fumar em casa, no carro, mas já se estivermos a falar d locais de trabalho, a lei ja nao faz distinçao entre locais publicos ou locais privados, por exemplo o edificio da vodafone, onde poderia ser deixado o criterio da administraçao permitir fumar dentro de cada gabinete. mas o q é facto é q n pode ning mesmo q o gabinete seja so pa si. Uma coisa é nao poder, nao quer dizer q nao o façam. lol

O mesmo para este caso, daquilo q li parece.m evidente q é para todos os transportes aereos.

Aplicando o teu raciocionio de crimes graves, uma pessoa so deve denunciar se ver alguem matar outra lol se for uma coisa mais soft, tipo ver quem furtou outrem ja n precisa de dizer ou de descrever a personagem ja deve s manter caladinho. ou melhor.. se tiveres num Pub e o gerente chamar a asae pa t vir multar porque tas a fumar, ja o homem é chibo e n o devia fazer..

Claro q o se passou foi diferente, foi uma noticia pós-viagem. Mas é interessante q o povo saiba q que quem fez a dita lei nao a cumpra. :)
Nao tou com isto a dizer q n seja um pco ironico, a noticia vir de quem la estava.. mas é a vida :)

Pior q isso é se conformar com aquilo q os outros fazem e saiam impunes, sem sejam responsabilizados pelos seus actos, tipica mentalidade de portugues.




De A Mona Lisa tinha Gases a 17 de Maio de 2008 às 23:12
Mas vê lá uma coisa, raquel : um avião fretado, é um avião alugado a uma empresa, não é? É a mesma coisa que alugares um carro, com a diferença que à partida, não és tu que pilotas o avião. Mas de resto, é igual. Se tivermos em conta este pequeno facto, parece-me que há um óbvio buraco na lei.
Depois, quando eu referi crimes graves, claro que não estou a pensar apenas em homicídios. Seria muito mau se apenas esses fossem crimes graves. Agora, fumar um cigarro num avião fretado não se parece que se encaixe em crime que valha a pena reportar. Anotas todas as matrículas dos carros que passam por ti, diariamente, em excesso de velocidade, para ires contar à BT? :)
Eu acredito piamente que não lhe passasse pela cabeça que poderia ser proibido. Se eu tivesse dinheirinho para fretar um avião a quem quer que seja, podes ter a certeza que eu achava que podia fumar.
Pior que tudo isto, acho eu, é ser convidado a participar duma viagem e depois vir fazer queixinhas do que lá se passou... É deselegante, estás a ver? Mas isto é uma regra de convivência social universal, não é tipicamente portuguesa.
Sócrates deve ser multado? Acho que sim, se a lei não contempla esta excepção.
Mas também te digo, senhores do Público, ou qualquer que tenha sido realmente o jornalista a cometer a deselegância, não me parece que venham a ser convidados mais alguma vez. lol
Beijinhos, bom fim de semana


De Raquel a 17 de Maio de 2008 às 23:32
Nao me parece haver lacuna nesta lei no q respeita a isto, pq ao ler aquilo temos a percepçao q é para tds os aviones.. mas claro q havera sp alguem q sustente o contrario, n é por acaso q existe a doutrina :)

Na minha humilde opiniao.. se o legislador quisesse distinguir diferentes situaçoes tinha-o feito expressamente.

Nao vale a pena fazer comparaçoes com aquilo q n tem comparaçao. sao situaçoes diferentes..

Enfim.. pontos de vista ;)

Bom fim de semana.. bjinhos


De A Mona Lisa tinha Gases a 18 de Maio de 2008 às 00:31
Talvez. Num país normal, até admito que assim seja, agora aqui? Quantas vezes estas omissões não são propositadas mas fruto de distracção, incompetência? Só o próprio saberá, não vale a pena cogitar sobre isso.
Oh Raquel, não digas que não tem comparação! Desde que se mantenha os pés na terra e alguma sustentação naquilo que se está a dizer, não há argumentos completamente arruináveis.
Mas ainda bem, senão não tínhamos como discutir quase nada. E a discussão é boa, traz sempre coisas positivas!
Beijinho


De umbreveolhar a 17 de Maio de 2008 às 21:47
Gostei muito do que li. dou-lhe os meus parabéns. Bom texto.

De facto não há jornal que não comente a cigarrada do Sócrates. Há falta de notícias, como disse e bem!

Cumprimentos e espero a sua visita,
Carlos Alberto Borges


De A Mona Lisa tinha Gases a 17 de Maio de 2008 às 22:57
Olá Carlos.
Fico satisfeita por ter gostado, obrigada.
Em breve, prometo retribuir a visita.
Bom fim de semana


De I see... a 18 de Maio de 2008 às 17:55
:) Bom Domingo. Bj Grande


De A Mona Lisa tinha Gases a 20 de Maio de 2008 às 01:24
Olá!
Uma boa semana de trabalho!
Beijinhos


De Teresa a 18 de Maio de 2008 às 20:39
Isso anda animado por aí, anda anda ;)

Deixem lá que por aqui também anda engraçado, a irmã da princesa que não quer ser notícia, mas quer os privilégios da realeza, o "xerif" de coslada e o seu bando de polícias que funcionavam como uma pequena mafia na provoação and so on...Mas esses pequenos grandes pormenores de fumar ou não nunca seriam notícias aqui, uma vez que em Espanha ninguém cumpre a lei, eu fumo onde quero e está feito, existe alguma lei que proíbe fumar?!

Beijinhos nini***


De A Mona Lisa tinha Gases a 20 de Maio de 2008 às 01:26
Opá, não me digas isso que eu mudo logo de armas e bagagens para aí! :)
Nós aqui não precisamos de família real, não é nini? Temos um PM muito inventivo! :D
Beijinhos


De abelhinha a 19 de Maio de 2008 às 12:51
E o pior é quando vem fazer piadinhas com isso numa situação que não tem nada a ver (quando se estava a falar da sua ida ao hospital santo antónio). É que parece mesmo que está a gozar com o "povinho".

Mas lá está para o nosso PM as palavras são fáceis... eu gostava era de as ver concretizadas!

Beijinhos


De A Mona Lisa tinha Gases a 20 de Maio de 2008 às 01:28
Não vi. Soube que se tinha passado algo mas quando vi que estavam a dar tanta relevância ao facto de o homem ter ido ao hospital por causa de uma gripe... mudei de canal!
Beijinho


Comentar post

Ninguém percebe o Leonardo. A Mona Lisa nao estava a sorrir, estava com gases. É o primeiro registo de arte escatológica.

E-mail
Facebook
No Twitter

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
30
31


.posts recentes

. O meu busto é mais bonito...

. Aquarius

. Vamos fazer amigos entre ...

. Dia 25: Saiu de casa e ai...

. Wow

.últ. comentários

Oh pá, e eu já nem me lembrava disto. E foi tão b...
 e eu cliquei a pensar que ía saber onde fica...
Olá!Por acaso eu conhecia a doença, mas tinha idei...
Bom post :)A melhor forma de explicar as "notícias...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Quantos já cá vieram soltar gases

.Quem anda aí...

online
Add to Technorati Favorites
blogs SAPO

.subscrever feeds