Segunda-feira, 6 de Abril de 2009

Sismo provoca mortos em Itália

Esta madrugada foi sentido um forte sismo em Itália, que atingiu os 6,3 graus na escala de Richter. Até agora há mais de trinta de mortos confirmados e várias dezenas de desaparecidos. Vejam a notícia em actualização aqui.

 

Estas situações vêm confirmar que os países europeus estão pouco preparados para enfrentar um desastre natural como um sismo. Os civis não sabem como se devem comportar: acorrem às ruas, onde se concentram, metem-se nos carros e entopem auto-estradas.

Portugal deve aprender com o exemplo italiano. Qualquer especialista nos dirá que já devia ter ocorrido o "big one" aqui no território, uma sequela do que aconteceu em 1755.

Por esta altura, já temos conhecimentos suficientes para minimizar as perdas e danos. Mas será que as pessoas têm esses conhecimentos presentes? Será que nos sabemos comportar em caso de sismo catastrófico?

O perigo, quer venha a materializar-se amanhã ou daqui a 100 anos, é real.

tags: ,

publicado por A Mona Lisa tinha Gases às 10:21
link do post | comentar | favorito
17 comentários:
De Tudo SobreTudo a 6 de Abril de 2009 às 11:27
Penso que não estamos muito preparados para esta situação! Nem os construtores ligam muito a este aspecto. Esperemos que na altura saibamos agir correctamente!
Beijinhos
TST


De A Mona Lisa tinha Gases a 7 de Abril de 2009 às 10:32
Eu espero estar muito enganada, mas acho que vai ser igual. É mesmo típico, aprender depois do estrago...
Beijinho


De Teresa a 6 de Abril de 2009 às 11:39
Depois deste acontecimento, vão regressar à baila os blabla de muita gente que nem sabe o que diz e dos especialista, depois vem o esquecimento outra vez...

Mas a tensão das placas não pode acumular-se eternamente, um dia terá que acontecer...mais vale que estejamos minimamente preparados.

Não tem que se viver assustado, mas é bom que as pessoas saibam porque acontecem estes fenómenos e o que tem que fazer, que é para não haver ainda mais danos do que os provocados pelas catástrofes!


De A Mona Lisa tinha Gases a 7 de Abril de 2009 às 10:33
O problema é mesmo esse: as pessoas esquecem. É o que acontece com os italianoa. Volta e meia acontecem coisas destas mas eles já se esqueceram desde a última vez...
Enfim, há que apostar na educação das populações!


De Butterfly a 6 de Abril de 2009 às 12:05
isto é uma coisa que realmente me assusta.... que horror... imagino o pânico daquelas pessoas...
parece-me que nós também estamos nada preparados para uma situação destas, apesar de há uns meses atrás ter havido um simulacro no nosso país (que todos sabiam e portanto não interessa para nada). para além do mais, em geral, o ser humano em pânico não consegue manter a calma....
Ler esta notícia faz-me estremecer.....


De A Mona Lisa tinha Gases a 7 de Abril de 2009 às 10:36
O simulacro... Foi um bocadinho palhaçada. Quem é que aprendeu alguma coisa com aquilo? Os envolvidos? Que bem, se houver um sismo, duas centenas de pessoas sabem o que fazer.


De Hugo a 6 de Abril de 2009 às 12:11
Bem..sou açoriano e técnico de const. civil, por isso, sei do que estou a falar quando digo que o continente não está preparado!
De facto, nem os próprios edificios estao minimamente preparados, quanto mais as pessoas...
Também não considero que os Açores estejam lá muito bem preparados, mas sempre dá para desenrascar. (lol)
Quanto aos vossos edificios, não há muito a fazer, mas aos novos edificios, acho comodista não os prepararem sismicamente.
No que toca à população, sem duvida, que deviam de começar a levar a coisa mais a sério desde as escolas...


De A Mona Lisa tinha Gases a 7 de Abril de 2009 às 10:40
Por acaso, já que falas nisso, nos últimos anos tenho ouvido qualquer coisa sobre a tecnologia anti-sismo aplicada aos edifícios. Acho que já li isso na ficha de um ou dois edifícios novos. Mas será uma percentagem ínfima, pelo que dizes.
Cada vez que me lembro da Baixa de Lisboa até me dá uma coisa. Aquilo é coisinha para ruir de uma ponta à outra, não será?


De Hugo a 7 de Abril de 2009 às 13:26
Epa, ali na baixa, eu deduzo que tenham preparado aquilo minimamente na altura da reconstrução de Lisboa (do tal sismo)...Mesmo assim, com técnicas rudimentares, digo eu.
Quanto aos mais recentes, já não sei...
Cá (Açores), nem se questiona o custo mais elevado de um edificio devido ao calculo de acção sismica, no entanto, aí no continente, se alguém diz que determinado edifício vai custar mais 20% devido a isso, ninguém está disposto a dar.


De A Mona Lisa tinha Gases a 7 de Abril de 2009 às 14:58
Era de boicotar os senhores que não querem gastar esses 20%. Eu não me importava de pagar mais. Eles que perguntem às pessoas o que elas acham!


De Hugo a 7 de Abril de 2009 às 15:35
hmmm....não sei.....
E se eu te dissesse que a tua casa, em vez de custar 100.000€, ia custar 120.000€?? O que é que escolhias?


De A Mona Lisa tinha Gases a 7 de Abril de 2009 às 15:41
Então e não há pessoal a pagar essa diferença por lareiras e ar condicionado e outras mariquices?
Tudo bem que podes passar uma vida inteira numa casa e não acontecer nada disso. Mas arrisca-se? Não sei, era de pensar muito bem. ;)


De Hugo a 7 de Abril de 2009 às 17:00
Quando se "pode" escolher, pelo menos, dá que pensar.... ;)


De Sem Nome a 6 de Abril de 2009 às 12:24
Eu diria que o Português mais comum nem saberá as possíveis causas de um sismo, achando que será uma revolta divina contra os Homens na Terra!!lol
São fenómenos inevitáveis, necessários e naturais temos mais é que não esquecer que existem ... principalmente o governo neste caso.
O povo talvez deveria também ser mais alertado para a realidade dos sismos.
Se acontece-se em Portugal o cenário não seria melhor que o de Itália .


De A Mona Lisa tinha Gases a 7 de Abril de 2009 às 10:41
LOL
Ima, foi bonito!
Acho que seria exactamente o mesmo. Pá, uma publicidade institucional, de vez em quando, com algumas indicações básicas. Era uma ideia!


De Dany a 7 de Abril de 2009 às 15:56
Concordo no ponto em que devia haver publicidade institucional sobre sismos... sou estudante e fiquei admiradíssima quando depois de ocorrer o sismo em Itália, tinha pessoas ao meu lado a dizer «mas como a terra abanou?» «que sao essas placas tectónicas?» achei que realmente se isto estivesse a acontecer em Portugal as pessoas ficariam sem saber mesmo o que fazer... Não acho normal que isto aconteça....E era uma forma de a publicidade ser mais interessante...Sinceramente também já estou farta de ver anuncios da «coca cola» da «tmn»... ao menos que seja publicidade educativa!!! mas o unico canal que também parece disposto a passar este tipo de publicidade é a 2 que infelizmente poucos vêm... Não sabem o que perdem!!!! LOOOL
bjs


De A Mona Lisa tinha Gases a 7 de Abril de 2009 às 16:26
Era uma questão do nosso governo abrir os cordões à bolsa e pagar por essa publicidade em horário nobre, em todos os canais. Não precisava ser todos os dias. Só de vez em quando! :)
Beijinhos


Comentar post

Ninguém percebe o Leonardo. A Mona Lisa nao estava a sorrir, estava com gases. É o primeiro registo de arte escatológica.

E-mail
Facebook
No Twitter

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 185 seguidores

.pesquisar

 

.Maio 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. O acessório

. O meu busto é mais bonito...

. Aquarius

. Vamos fazer amigos entre ...

. Dia 25: Saiu de casa e ai...

.últ. comentários

Mesmo... É incómodo lembrar.
Ainda custa a digerir o desaparecimento de um ídol...
as aveiros devem estar a ferver...
Oh pá, e eu já nem me lembrava disto. E foi tão b...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Quantos já cá vieram soltar gases

.Quem anda aí...

online
Add to Technorati Favorites
SAPO Blogs

.subscrever feeds